loader
por Sergio Carvalho Costa em 02 Fev, 2017

As próteses, sejam elas removíveis ou fixas são as melhores opções para recuperar o sorriso, a função mastigatória e fonética e, sobretudo, a autoconfiança de pacientes com perda dentária total.

Embora seja um procedimento corriqueiro nos consultórios dos dentistas, as dentaduras ainda são cercadas por vergonha e preconceito por parte dos pacientes e da sociedade em geral. Para desmistificar o assunto, separamos algumas dúvidas comuns sobre ele:

• Quanto tempo dura uma dentadura?
A durabilidade média é de 5 anos, podendo chegar a 15 anos em casos de cuidado extremo e manutenção periódica. Após esse período, é importante confeccionar uma nova prótese.

• É preciso fazer manutenção?
As visitas periódicas ao dentista são importantes para todos, independentemente do uso de próteses. Ir ao dentista a cada seis meses garante a integridade da dentadura e a saúde bucal como um todo.

• Como é a adaptação às próteses?
A adaptação varia de pessoa para pessoa. Sensação de frouxidão, feridas e irritações, aumento do fluxo salivar e dificuldades para se alimentar e falar são comuns num primeiro momento, mas tendem a melhorar progressivamente. Após alguns meses, o paciente nem se lembra que está usando a prótese.

• Como deve ser a alimentação após a colocação da prótese?
Nos primeiros dias, o ideal é optar por alimentos macios ou pastosos. A mastigação deve ser lenta e consciente, usando os dois lados da boca. Aos poucos, conforme o paciente vai se adaptando, alimentos mais consistentes podem ser inseridos.

• Como cuidar das próteses?
No caso de próteses fixas, os cuidados devem ser exatamente os mesmos indicados para dentes naturais.

No caso de próteses removíveis, o indicado é realizar a higiene com escova macia e sabão neutro pelo menos 3 vezes ao dia ou após as refeições. O uso da pasta de dentes está contra-indicado devido ao seu teor abrasivo, devendo ser usado somente no final da higienização para refrescar o hálito. É importante que a escovação seja realizada tanto na dentadura quanto nas gengivas, palato e língua. Além disso, é essencial colocar as próteses por algum tempo em uma solução de limpeza específica.

Em ambos os casos, consultas periódicas ao dentista são de suma importância para garantir a saúde e estética bucal.


Clínica

Sérgio Carvalho Odontologia
Avenida Do Contorno, 4852
Sl 105, Belo Horizonte - MG
CEP:30110-032
Google Maps

Horários

Seg - Sex: 8hs as 18hs

Envie uma mensagem



Preencha todos campos